quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Seminário começa segunda-feira e conta com mesas, espetáculos e processos criativos

De 8 a 12 de setembro, estudantes pesquisadores da graduação e da pós-graduação em Artes Cênicas têm espaço para apresentar seus trabalhos no 1º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e do Departamento de Artes Cênicas (Deart) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Além das comunicações de iniciações científicas e mestrados, haverá ainda mesas com convidados e mostra de espetáculos e processos criativos.

Na segunda-feira, às 14h, a professora Antonia Pereira, da UFBA, representante da área de Artes/Música na Capes, e o professor e diretor teatral Fernando Mencarelli, da UFMG, representante no CNPq, integram a mesa de abertura para falar da pesquisa em arte no Brasil.

Do dia seguinte em diante, nas manhãs de terça à sexta, às 9h, os alunos apresentam suas pesquisas: na terça, a mesa “Dramaturgia e questões da cena contemporânea”; na quarta, “Teatro e sociedade brasileira”; na quinta, “Pensamento e práticas da cena”; e na sexta “Tempo, ritmo e teatralidade”. À tarde, nos mesmos dias, é a vez dos professores e convidados: terça-feira Eleonora Fabião, da UFRJ, e Denise Pedron, da UFMG, compõem uma mesa performativa; quarta-feira as professoras da UFOP Aline Oliveira, Luciana Dias e Nina Caetano trazem questões sobre a cena contemporânea; quinta-feira Rodrigo Garcez, da UFSC, e o diretor de São Paulo Rubens Velloso discutem encenação e formas híbridas; e sexta, encerrando as mesas, Marcos Alexandre e Sara Rojo, ambos da UFMG, debatem crítica e mediação. Todas as mesas acontecem no Auditório do Bloco B do Centro de Convenções.


Encerrando as atividades de cada dia, sempre a partir das 20h, a mostra de espetáculos e processos: na segunda e na terça, na Sala 35 da Escola de Minas da Praça Tiradentes, tem o espetáculo Desvio, do Coletivo Quando Coisa; na quarta, também na Sala 35, a demonstração de processo Esculpindo os impulsos, do Núcleo de Pesquisa sobre a Arte do Ator entre Oriente e Ocidente; na quinta, no Bloco B do Centro de Convenções, a demonstração O Espaço-Tempo de Criação, do Núcleo de Pesquisa Cênica Não-Lugares. Pra fechar com chave de ouro, a festa de encerramento, no bar do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFOP (Assufop), conta com o espetáculo Sonoridades obscênicas, do Obscena - Agrupamento Independente de Pesquisa Cênica, de Belo Horizonte. O evento, acadêmico, não cobra nenhum tipo de entrada e está aberto para a participação das comunidades da UFOP e da cidade de Ouro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário