O Seminário de Pesquisa do PPGAC/IFAC/UFOP engloba pesquisas nas linhas de Artes Cênicas, Dança,Artes do Corpo e teatro.Tem como pano de fundo discussões que abrangem a Estética e a Crítica, a Performance contemporânea e questões de gênero, bem como, um diálogo com a História,Filosofia, Ciências Sociais, Letras, Arquitetura, Artes Visuais e Literatura. Busca-se concretizar o intercâmbio acadêmico para os diversos pesquisadores que nessas áreas estão inseridos.
terça-feira, 15 de setembro de 2015
OFICINAS
IORI, Tábatta (UFOP). Corpo-sonoro:o ritmo como instrumento para a criação cênica.
Iniciação Científica (em andamento). Orientação: Prof. Dr. R i c a r d o G o m e s . P I B I C . U F O P . tabatta.iori1@gmail.com
22 E 23/09 TERÇA E QUARTA FEIRA.
9 AS 11 horas.
A oficina promoverá uma experiência de sensibilização corporal através da musicalidade, acreditando que a música é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da presença cênica do ator. Baseando-se no método da Euritmia de Émile Jacques Dalcroze (1865-1950), que acredita que todo som tem um movimento análogo, serão realizados exercícios r í t m i c o s p a r a o d e s e n v o l v i m e n t o d a concentração, da respiração, da escuta, da coordenação motora, da voz e do corpo, buscando afinar a percepção entre o corpo e a sonoridade. Em um segundo momento, serão vivenciados jogos para criação de personagem e de cenas através do ritmo.
Carga horária: 4 horas.
Palavras-chave: musicalidade; ritmo; presença cênica; criação cênica.
CAIAFA, Frederico. (Frederico Alves Caiafa). Dançafeto: corporalidades em afecção com a cidade. Mestrado em Artes Cênicas (em andamento). Orientação: Profa. Dra. Aline M e n d e s d e O l i v e i r a . U F O P . fredericocaiafa@gmail.com
24 E 25/09- QUINTA E SEXTA
9 AS 11 HORAS
Corpos que esfacelam suas linhas limítrofes e o corpo urbano. Uma dança de afetação, uma troca de sensibilidades. Durante dois dias, serão realizadas derivas a fim de assimilação de sensações para serem utilizadas em um terceiro momento. Sempre iniciando as atividades de cada dia com uma preparação corporal para a proposta. Roupas, calçados e os corpos precisam ter disponibilidade para acelerarem-se e evanescerem-se. O som/música será o disparador das derivas. A dançafeto é uma proposta de intervenção, performance, arte urbana. O corpo sentirá o espaço e com ele dançará uma dança sem coreografia, com afetos registrados nas derivas iniciais e, ao finalizar, na terceira ação, iremos realizar a ação. Uma invasão de “corpoafetos” em estado de experienciação, compondo, destoando-se, encontrando com outros corpos em afeto.
Carga horária: 4 horas
Palavras-chave: corpoafeto; dançafeto; dança; performance; intervenção urbana.
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