O Seminário de Pesquisa do PPGAC/IFAC/UFOP engloba pesquisas nas linhas de Artes Cênicas, Dança,Artes do Corpo e teatro.Tem como pano de fundo discussões que abrangem a Estética e a Crítica, a Performance contemporânea e questões de gênero, bem como, um diálogo com a História,Filosofia, Ciências Sociais, Letras, Arquitetura, Artes Visuais e Literatura. Busca-se concretizar o intercâmbio acadêmico para os diversos pesquisadores que nessas áreas estão inseridos.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Programação segundo dia do "Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas"
09h às 11h – Oficina: Corpo-sonoro: o ritmo como instrumento para a criação cênica
(Tábatta Iori – UFOP)
11h30 às 13h – Sessão de comunicações
15h às 16h30 – Sessão de comunicações
17 h Mesa 01: Políticas do corpo nas artes da cena
Mediação: Éden Peretta (UFOP)
Profa. Dra. Carmen Lúcia Soares (UNICAMP) No amplo espectro da proposição dessa mesa, tomamos como eixo de nossa exposição o longo e lento processo de educação do corpo. Em uma longa duração, um conjunto de técnicas, de políticas, de pedagogias bem precisas são postas em ação, estabelecem-se e enraízam-se na cultura ocidental tomando o corpo como o lugar de intervenção. Um corpo expressivo é, também, o ponto de partida e de chegada desse lento e múltiplo processo.
Prof. Dr. José Tonezzi (UFPB) A partir da evolução histórica do corpo fora de padrão na arte do espetáculo, busca-se perceber o uso de disfunções e de singularidades extremadas como elementos de expressão cênica. A performatividade como meio de criação e efetiva manifestação de corpos que ganham autonomia pelas suas características ou condições. Trata-se de questões ligadas à natural performatividade que ultrapassa a dissimulação do corpo e do sujeito, com abordagem de conceitos ligados ao tema.
20h30 – Mostra de Processo: O tempo-ritmo nos exercícios plásticos do núcleo de pesquisa sobre A Arte do Ator entre o Oriente e o Ocidente: um trabalho sobre si (Adriana Maciel – UFOP)
O trabalho a ser demonstrado refere-se à prática realizada na pesquisa de mestrado O temporitmo de Grotowski e Stanislavski - conceitos e práticas na arte do ator, que se insere no contexto do Núcleo de Pesquisa sobre a Arte do Ator entre o Oriente e o Ocidente, sediado na UFOP desde 2009 e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Gomes. Nesta apresentação mostrarei como tem sido o diálogo com o conceito de tempo-ritmo utilizado por Stanislavski e Grotowski, no treinamento com os exercícios plásticos, principal atividade do Núcleo atualmente. Durante a apresentação levantarei questões e reflexões sobre a pesquisa em andamento. Palavras-chave: trabalho sobre si; treinamento; tempo-ritmo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário